Ronaldinho foi a maior transação, mas o mercado futebolístico foi bem agitado

Itália sem brasileiros – Janeiro é mês de mudanças inclusive no futebol. O ano começa e, com ele, chegam também as contratações. No mundo inteiro, os clubes anunciaram os seus reforços para a temporada. O “Fifa.com” fez um resumo das principais transferências que agitaram as primeiras semanas de 2011.

A maior delas não poderia ser outra se não a de Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo. Depois de muito suspense, o astro colocou um fim à sua aventura europeia, iniciada em 2001, quando trocou o Grêmio pelo Paris Saint-Germain. Após a transferência do rubro-negro italiano para o rubro-negro carioca, o meio-campo foi recebido como herói pela torcida da Gávea.

“Imaginei muitas maneiras de voltar para o Brasil, mas nenhuma delas chegava nem perto disso que recebi”, disse o craque no dia da apresentação oficial à torcida. “Um dia inesquecível na minha vida. Isso tudo me motiva para levar para dentro de campo. Fazer o que mais sei que é jogar futebol.”

Outros três brasileiros também deixaram a Itália. Mancini seguiu os passos de Ronaldinho e está de volta ao Brasil. Após sete anos jogando por clubes italianos, com passagens por Roma, Milan e Inter de Milão, o lateral e meio-campista acertou a transferência do atual campeão mundial de clubes e retornou ao Atlético Mineiro, onde iniciou a carreira.

Júlio Baptista e Cicinho não voltam aos gramados brasileiros, mas se despediram da Roma. O lateral-direito disputará o Campeonato Espanhol pelo Villarreal. Já Baptista será o responsável pela ligação entre o meio e o ataque do Málaga. O clube espanhol contará ainda com o reforço de dois jogadores do Atlético de Madri, o meio-campo Camacho e o goleiro Sergio Asenjo, além do zagueiro argentino Martin Demichelis, transferido do Bayern de Munique e que já fez gol na estreia contra o Atlético de Bilbao.

O Atlético de Madrid trouxe Elias, ex-Corinthians e um dos titulares de Mano Menezes nos últimos jogos da Seleção Brasileira, mas não contará mais com o meia-atacante português Simão Sabrosa, transferido ao Besikas. O time turco, por sinal, investiu pesado em contratações de jogadores portugueses. O meio-campo Manuel Fernandes, ex-Valencia, e o atacante Hugo Almeida, ex-Werder Bremen (ambos da seleção de Portugal) são os outros dois reforços do clube.

O Barcelona buscou na Holanda o seu grande reforço para a temporada. O clube catalão conseguiu contratar a jovem promessa do PSV Eindhoven, o meio-campo Ibrahim Affelay, de 24 anos e vice-campeão mundial com a seleção holandesa.

Na Alemanha, o meio-campo brasileiro Luiz Gustavo deixou o Hoffenheim para reforçar o Bayern de Munique. O Borussia investiu no ataque com Mike Hanke, uma das estrelas da seleção alemã e ex-Borussia. O Werder Bremen fez o mesmo e contratou o atacante sueco Denni Avdic, que não joga mais pelo Elfsborg.

Mas a grande manchete dos jornais alemães foi a transferência de Edin Dzeko. O artilheiro da Bósnia e Herzegovina, assediado pelos grandes clubes europeus, deixou o Wolfsburg, pelo qual foi campeão e artilheiro da Bundesliga em 2009. O destino foi o Manchester City, que, por sua vez, liberou o zagueiro Wayne Brigne para o West Ham.

Aproveitando a janela de transferências, o Birmingham contratou o meio-campo David Bentley após chegar a um acordo com o Tottenham. Com a transferência, o clube do norte de Londres foi buscar reforço contratando o zagueiro sul-africano Bongani Khumalo, ex-Supersport United.

O Milan conseguiu contratar o atacante Antonio Cassano, que deixa a Sampdoria após problemas com dirigentes do clube. Precisando de um reforço no ataque, a Juventus acertou a contratação de Luca Toni, do Genoa, que também liberou o zagueiro Andrea Ranocchia para a Inter de Milão.

Para cobrir os desfalques, o Genoa anunciou a contratação de dois argentinos. O atacante Mauro Boselli chega ao clube italiano depois de passar apenas meia temporada no Wigan, da Inglaterra. Ele terá a companhia do meia-atacante Mauro Formica, que deixa o Newell’s Old Boys.

Na América do Sul, além dos reforços apresentados pelos clubes brasileiros, o Boca Juniors fechou a contratação do meio-campo Diego Rivero, que defendia o San Lorenzo. Já Matías Giménez faz o caminho inverso e vai jogar no Ciclón junto com o uruguaio Juan Manuel Salgueiro, ex-LDU.