Brasileiros estão entre os 40, mas alemão é eleito melhor árbitro do mundo

Colombiano em segundo – O alemão Markus Merk foi eleito nesta terça-feira (18) o melhor árbitro do mundo na primeira década do século XXI pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), seguido do colombiano Oscar Julián Ruiz e do uruguaio Jorge Luis Larrionda, que apareceu empatado com o eslovaco Lubos Michel. Apenas dois brasileiros ficaram entre os 40 melhores. Márcio Rezende de Freitas ficou na 32ª posição e Carlos Eugênio Simon, em 35º.

Merk, de 48 anos e já aposentado da arbitragem, foi vencedor em três ocasiões do prêmio de melhor árbitro do ano que anualmente é concedido pela IFFHS. O colombiano Oscar Julián Ruiz, de 41 anos, que também já se retirou, foi considerado, além disso, o melhor árbitro da América do Sul na primeira década do século XXI, na frente do uruguaio Jorge Luis Larrionda.

A IFFHS levou em conta as pontuações obtidas pelos árbitros durante o período analisado. No total, 63 juízes aparecem na lista: 44 deles são da Europa, nove da América do Sul, cinco da Ásia, três da América do Norte e Caribe, um da África e um da Oceania.