Candidato do PT à presidência da Câmara confirma que parlamento servirá ao Palácio do Planalto

Jogo aberto – O deputado Marco Maia (PT-RS) confirmou com todas as letras que a Câmara dos Deputados será um apêndice do Palácio do Planalto. Candidato único à presidência da Casa, o petista recebeu o apoio de praticamente todos os 14 partidos da base governista. Sua função será estratégica para colocar em pauta todos os projetos de interesse da presidente Dilma “Lulita” Rousseff.

Em declaração publicada nesta terça-feira (18) no jornal “Correio do Povo”, de Porto Alegre, Marco Maia anunciou suas prioridades. “Trataremos com muita atenção as medidas enviadas pelo Palácio do Planalto que preveem o combate da pobreza”. Sobre as reformas estruturais que o Brasil precisa, no entanto, o deputado foi bem menos otimista e comedido. “Estamos falando sobre várias propostas, mas não existe sinalização sobre qual será a pauta número um”.

Maia preside a Câmara dos Deputados desde dezembro do ano passado, quando o deputado Michel Temer (PMDB-SP) pediu licença e depois renunciou para ocupar a vice-presidência da República. Sua agenda concentra encontros para cabalar votos, na esteira do apoio já consumado pelo Planalto.

Na segunda-feira, Maia teria recebido o apoio dos 22 integrantes da bancada federal cearense e dos governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Pernambuco, Eduardo Campos, ambos do PSB. “A campanha vai muito bem. Hoje (ontem) mesmo recebi uma ligação do senador Aécio Neves (PSDB), que reforçou o apoio”, disse o parlamentar.

No seu site oficial, criado especialmente para a campanha à presidência da Câmara, Marco Maia faz questão de apresentar o apoio de todos os partidos, entre eles o Partido Progressista. Ele já teria consumado um acordo com o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) para um cargo na Mesa Diretora.

O assunto, no entanto, não está fechado. Na próxima semana, a bancada deverá discutir a questão e definir o nome para a direção da Câmara. Pelo critério da proporcionalidade, o PP tem direito à quarta indicação para a composição da Mesa.