Galhofeiro conhecido, Sérgio Cabral elege novo culpado pela tragédia no Rio de Janeiro

Face lenhosa – Depois da fracassada tentativa de creditar a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro a São Pedro, gerente das águas celestiais, o fanfarrão e abusado Sérgio Cabral Filho (PMDB) encontrou nesta terça-feira (18) um novo culpado para o maior desastre natural da história do País. Desta vez, alçado à mira está o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que para o mandatário fluminense falhou ao não repassar informações precisas sobre a quantidade de chuva que atingiria o local da tragédia.

“O Inmet informou a Defesa Civil do estado que teriam chuvas moderadas a fortes. O Eduardo Paes [prefeito do Rio de Janeiro] me disse que recebe todos os dias relatórios que vai haver chuvas de moderadas a fortes. A Defesa Civil passou para os municípios o relatório do Inmet com chuvas moderadas a fortes. O que você interpreta como chuvas moderadas a fortes se toda vez recebe esse tipo de relatório?”, questionou o governador.

A declaração de Sérgio Cabral aconteceu em Nova Friburgo, um dos municípios mais afetados, após sobrevoar a região atingida pela destruição na companhia dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Nelson Jobim (Defesa) e Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), além da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. “Não houve nenhum alerta no sentido: atenção, vai haver o que vocês viram que aconteceu aí”, acrescentou Sérgio Cabral.

Diante da sua comprovada incompetência, Cabral Filho, que mentiu ao afirmar que o governo federal atendeu prontamente os pleitos do governo do Rio, agora tenta minimizar o estrago político que o trágico episódio já provoca em seu currículo. No afã de escapar da mira da culpa, o governador não se importa em apelar para a mitomania, desrespeitando a profunda dor dos que perderam familiares, casas e bens.

Sérgio Cabral Filho é um irresponsável contumaz, que em qualquer país minimamente sério e responsável já estaria preso e com os bens confiscados como forma de garantir uma pequena parte da indenização a que as vítimas têm direito legal e constitucional. O comportamento do governador é típico de um garoto mimado da classe média, que à sombra de suas próprias travessuras insiste em lançar a cada instante uma desculpa nova e mal acabada.

Vale lembrar que a criminosa omissão de Sérgio Cabral ao não evitar o desastre que hoje estampa as manchetes do noticiário mundial enseja um pedido de impeachment de seu mandato.