Medido pelo IBGE, IPCA-15 sobe em janeiro e derruba o messianismo mambembe de Lula e do PT

Tiro no pé – Semanas antes de deixar o poder, o abusado Luiz Inácio da Silva torrou o dinheiro do contribuinte em uma série de viagens desnecessárias pelo Brasil. Com direito diversas cidades no roteiro estratégica e previamente organizado pela assessoria palaciana, Lula tentou em suas viagens incutir na cabeça dos brasileiros ser ele a única solução para o País. Tudo porque o ex-metalúrgico sonha com a eleição de 2014.

Durante a recente campanha presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio bravateou como quis, afirmando que o Brasil, sob sua administração, registrou conquistas inéditas. Escolhida para sucedê-lo no Palácio do Planalto, a neopetista Dilma Rousseff se apresentou aos brasileiros como a continuidade do governo Lula. Instalada na mais importante cadeira verde-loura, Dilma não tem como reclamar da herança repleta de maldições deixada por seu mentor e companheiro de legenda.

Entre as tantas maldições contidas no espólio político de Lula, a inflação é o item que mais preocupa. De acordo como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IPCA-15, cujo período de coleta de preços está compreendido entre, aproximadamente, o dia 15 do mês anterior e o dia 15 do mês de referência, apresentou alta de 0,07 ponto percentual em janeiro. Em dezembro de 2010, o IPCA-15 apurado pelo IBGE estava em 0,69%, sendo que em janeiro deste ano alcançou a marca de 0,76%.

O avanço do IPCA-15 no primeiro mês do ano foi puxado por setores vitais para o cidadão, como transporte público, combustíveis, alimentação e habitação, que nas últimas semanas registraram aumento de preços. Na próxima tomada de preços não está descartado um novo aumento do índice, pois o resultado divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE não registrou as consequências das catástrofes naturais, em especial a que atingiu a serra fluminense, que já aprecem nos preços de alimentos, como legumes e verduras.

Desde que assumiu o poder, Lula surfou alegremente no slogan “Brasil, um país de todos”. Não faz muito tempo, com o objetivo de infernizar a oposição, o mesmo Lula perpetuou o jargão boquirroto “nunca antes na história deste país”. E a inflação está aí para provar que o Brasil jamais foi um país de todos nos últimos anos e que nunca antes na história deste país um presidente foi tão refém da mitomania como o messiânico Luiz Inácio da Silva.