Bancadas decidem hoje cargos para comissões e Mesa Diretora do Senado Federal

Jogo de interesses – O senador Cícero Lucena, da Paraíba, deverá ser indicado pelo PSDB na tarde desta segunda-feira (31) para concorrer ao cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado Federal. É o nome mais forte entre a bancada tucana, mas por enquanto não há consenso. A bancada está muito dividida e não se entende também sobre as comissões. Na liderança do partido na Câmara Alta, no entanto, deverá ser mantido o senador paranaense Alvaro Dias.

Pelo entendimento da proporcionalidade, o PSDB é o terceiro partido a fazer seu pedido, após o PMDB e o PT. No Democratas há uma análise técnica de que o critério da proporcionalidade é referente à diplomação de dezembro de 2006. Seguindo esse entendimento, os senadores do Democratas teriam a prevalência sobre os aliados tucanos.

A tarde desta segunda-feira, a exemplo do que decidiu a Câmara dos Deputados, foi reservada pelas bancadas do Senado para definir suas indicações, seja para a Mesa ou para as comissões técnicas permanentes. O PMDB deverá confirmar o nome de José Sarney (AP) para concorrer à presidência.

Os peemedebistas deverão ficar também com a segunda vice-presidência (Wilson Santiago, da Paraíba) e com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, que provavelmente ficará sob o comando do senador Eunício Oliveira (CE). Renan Calheiros (AL) deverá ser confirmado líder da bancada.

No Partido dos Trabalhadores, a senadora Marta Suplicy deverá ser indicada para concorrer à primeira vice-presidência do Senado. Ela disputa a vaga com o colega de partido, o cearense José Pimentel, eleito senador em outubro.

Ex-deputado federal, Pimentel foi ministro da Previdência Social no segundo mandato do governo Lula da Silva. O senador Delcídio Amaral (MS), que pensava em disputar a primeira vice-presidência, deverá ser indicado para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos. Contra ele concorre o senador Eduardo Suplicy (SP).