Máquina do governo garante Rose de Freitas para vice-presidência da Câmara

Disputa no PMDB – O rolo compressor das máquinas partidárias e do governo federal garantiram à deputada capixaba Rose de Freitas o direito de concorrer à primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados. A eleição interna do PMDB, bastante concorrida, terminou há pouco somente após o segundo turno. No primeiro turno, cinco candidatos disputaram a primazia de serem indicados pelo partido para a eleição do plenário da Câmara, que será realizada na terça-feira (1), às 18 horas.

Rose de Freitas obteve 43 votos (ou 41 na contagem de peemedebistas adversários) contra 30 dados ao catarinense Edinho Bez. Os dois chegaram ao segundo turno porque no primeiro a candidata do Palácio do Planalto não obteve maioria. Recebeu 34 votos contra 22 de Edinho, nove de Osmar Serraglio (PR), seis de Gastão Vieira (MA) e três de Aliene Barbalho (PA). O ministro licenciado do Turismo, Pedro Novais, chegou atrasado para votar na deputada do Espírito Santo.

Houve xingamentos entre os deputados Wladimir Costa (PA) e Geraldo Resende (MS). O parlamentar do Pará fez um duro discurso contra seu colega por conta da mudança de partido de Resende nos últimos anos. Resende era do PSB e se filiou ao PMDB para tentar disputar a eleição municipal de Campo Grande, em 2008. Resende acabou eleito suplente para um cargo da Mesa Diretora a ser escolhido ainda pelo partido. Obteve 43 votos contra 30 dados a Waldimir, que não estava sendo apoiado pela liderança do partido.