Tiririca, Romário e mais 59 novos deputados não têm experiência legislativa

Cursinho forçado – Deputado federal mais votado nas eleições passadas, Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca (PR-SP), ainda não sabe qual será o tema do seu discurso de posse. No contraponto, o deputado-palhaço está ciente de que sua saúde anda muito mal. Na última sexta-feira (28), Tiririca foi operado às pressas para a retirada da vesícula que apresentava número excessivo de cálculos. No final de dezembro, o agora parlamentar teve uma indisposição gástrica que o obrigou permanecer internado em um hospital de Fortaleza.

A despeito de sua saúde, Tiririca confirma sua presença na cerimônia de posse prevista para terça-feira, 1º de fevereiro. O ator reconhecido pelo humor ingênuo entra para o Parlamento sem nenhuma experiência na vida política. Ele integra um grupo de apenas 61 novos deputados (11,9%) que jamais exerceram qualquer cargo eletivo, como o ex-jogador Romário (PSB-RJ).

Tanto Romário quanto Tiririca serão os novos personagens que ajudarão a definir os rumos do país nos próximos quatro anos. A posse está prevista para acontecer diante de 4 mil convidados, que ficarão nas galerias ou assistirão a solenidade pelos telões ou até mesmo pelos aparelhos de televisão nos gabinetes.

Antes mesmo da posse, às 10 horas na Câmara e no Senado, a recepção dos novos parlamentares e dos que renovaram seus mandatos marcará o inicio das atividades. Nesta segunda-feira (31), um encontro pela manhã servirá para explicar os procedimentos que compõem a rotina administrativa e legislativa da Casa, de forma a auxiliar os parlamentares no exercício do seu mandato.