Ex-capitão do Exército, Jair Bolsonaro é o terceiro candidato à presidência da Câmara

Cinco blocos – A Câmara dos Deputados terá três candidatos à presidência da Mesa Diretora nas eleições que começam logo mais às 18 horas. Além de Marco Maia (PT-RS), concorrem Sandro Mabel (PR-GO) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi o último a registrar a candidatura pouco antes do prazo final, às13h30.

Bolsonaro e Mabel encabeçam candidaturas avulsas e com remotas chances, pois os seus próprios partidos firmaram acordo suprapartidário em torno do candidato petista. O PSol foi o único dos 22 partidos a não se aliar a Marco Maia ou a integrar um bloco partidário.

Ex-capitão do Exército, Jair Bolsonaro disse que se candidatou com a intenção de passar aos mais novos a mensagem de que não se deve aceitar imposição de uma candidatura do Executivo. Ele afirmou que “não tem ilusão, nem voto”, não tem adeptos como o candidato avulso Sandro, Mabel nem ministérios ou estatais para oferecer em troca de votos, segundo informa a “Agência Câmara”.

Sandro Mabel (PR-GO) foi o primeiro candidato a se registrar. Ele reafirmou que seguirá até o fim na disputa, mesmo com a ameaça de expulsão, feita pelo presidente nacional da sigla, o senador Alfredo Nascimento, que se licenciou por dois dias do Ministério dos Transportes para retomar sua atividade parlamentar na troca de legislatura.

Há pouco, líderes de quase todos os partidos oficializaram a criação de cinco blocos partidários, como uma espécie de garantia para que seja respeitada a proporcionalidade na Mesa Diretora e para as comissões permanentes. Quatro blocos teriam sido criados por conta do bloco formado pelo PV e pelo PPS. Embora este bloco tenha direito a reclamar uma vaga na Mesa, abriu mão em nome dos resultados das eleições de outubro.

Os blocos e seus deputados

PT (88), PMDB (78), PP (44), PDT (26), PSC (17) e PMN (99) – Total 257

PSDB (53) e Democratas (43) – Total 96

PSB (34), PTB (22) e PCdoB (15) – Total 71

PR (40), PRB (04), PTdoB (4), PHS (02), PRP (02), PRTB (02), PTC (01) e PSL (01) – Total 60

PV (14) e PPS (12) – Total 26