Marco Maia garante que texto do novo Código Florestal será votado até março

Acordo com o agronegócio – O deputado Marco Maia (PT-RS), eventual presidente da Câmara dos Deputados, se comprometeu com a Frente Parlamentar do Agronegócio a colocar na pauta de votação, até 1º de março, o novo Código Florestal Brasileiro. Na reunião com os parlamentares da Frente, Maia também disse que será mantido o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apesar da pressão de ambientalistas.

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) afirmou à reportagem do ucho.info que o futuro presidente da Câmara levará ao plenário o Código Florestal independentemente do resultado. “Der no que quer”, resumiu Mendes que integra a Frente do Agronegócio, que logo mais à noite fará um coquetel de confraternização.

O texto tem provocado conflitos entre a classe produtora e os ambientalistas, que classificam a proposta de “retrocesso”. Na tragédia do Rio de Janeiro, entidades ambientalistas divulgaram que o Código Florestal deveria ser mais rigoroso e que as vidas poderiam ser preservadas se a mata não estivesse degradada.

No Mato Grosso, estado que se notabiliza pela alta rentabilidade na produção agrícola, a Associação dos Criadores de Mato Grosso fez ontem (31) uma manifestação pela aprovação do Código Florestal. “A aprovação deste código é essencial para definir as diretrizes do desenvolvimento agropecuário e destravar amarras ambientais”, disse o presidente da entidade, José João Bernardes.

“Por estarmos na região amazônica somos oferecidos como moeda de troca para resolver entraves diplomáticos. Mas, nesta gestão, atendemos às solicitações de redução dos desmatamentos. Investimos para adequarmos à legalidade, muitas vezes atendendo medidas inconstitucionais, por estarem expressos em portarias e decretos e, como conhecedor da região Norte há 30 anos, posso garantir que o desmatamento na Amazônia mato-grossense é quase zero desde 2004”,afirmou o ex-presidente da entidade e fazendeiro Mário Cândia Figueiredo.