Marta Suplicy aceita troca-troca com Pimentel para a vice-presidência do Senado Federal

Bloco contra PMDB – A senadora Marta Suplicy (SP) e o senador José Pimentel (CE) chegaram a um acordo sobre a vice-presidência da Mesa Diretora do Senado Federal. O impasse terminou depois que a bancada sugeriu que os dois parlamentares se reunissem a sós. Ambos queriam disputar a eleição que será realizada na tarde desta terça-feira (1).

Marta e Pimentel farão um revezamento no cargo. Cada um ficará na função por um ano até completar o biênio da nova direção. A representante de São Paulo será a primeira a sentar na cadeira de vice-presidente, ao lado do senador José Sarney (PMDB-AP), que também deverá ser eleito logo mais.

O líder da bancada do PT, Humberto Costa (PE), informou que foi criado um bloco suprapartidário que tem a participação do seu partido, do PRB, PDT, PSC, PR, PCdoB e PSB. Ainda hoje o PSC deverá ser confirmado no bloco, totalizando 31 parlamentares que tem o objetivo de contrapor a força do PMDB, a maior bancada do Senado.

Por conta do acordo, o senador João Ribeiro, do PR de Tocantins, deverá ser eleito quarto secretário. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, ocupará uma suplência da Mesa Diretora que ainda não está definida. Tudo depende de um entendimento que poderá acontecer entre os líderes de bancada antes das eleições.