STJ define listas com nomes de nove advogados que concorrem a três vagas de ministros

Escolha de Dilma – A presidente Dilma Rousseff receberá ainda nesta semana três listas com os nomes de nove advogados indicados para assumir vagas de ministros aposentados no Superior Tribunal de Justiça. Os nomes foram escolhidos na tarde desta segunda-feira (7) pelo plenário da Corte, após análises das relações encaminhadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. As três vagas são relativas ao quinto constitucional a que a autarquia tem direito.

A última lista de três nomes, para a vaga do ministro aposentado Nilson Naves, foi definida há pouco. Concorrem Ricardo Villas Bôas Cueva, Reynaldo Andrade da Silveira e Mário Roberto Pereira de Araújo. Um dos três será escolhido pela presidente, que encaminhará o indicado para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, a quem cabe fazer a sabatina. Passada essa etapa, o nome será votado em plenário.

Também foram escolhidos hoje pelo STJ os advogados Rodrigo Lins e Silva Cândido de Oliveira, Alde da Costa Santos Júnior e Sebastião Alves dos Reis Júnior para a vaga do ex-ministro Humberto Gomes de Barros.

A primeira lista aprovada nesta tarde é composta por Antônio Carlos Ferreira, Carlos Alberto Menezes e Ovídio Martins de Araújo. Eles concorrem à vaga deixada pelo ministro Antônio de Pádua Ribeiro.

Enquanto isso, a Comissão de Justiça do Senado Federal informou há pouco que já recebeu o nome do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, para a sabatina em data a ser definida. Fux foi escolhido por Dilma Rousseff para a décima-primeira vaga no Supremo Tribunal Federal, aberta com a posentadoria do ministro Eros Grau.