Oposição protocola perguntas ao ministro Lobão sobre apagão que atingiu o Nordeste

Saída pela tangente – O ministro de Minas e Energia, senador Édison Lobão (PMDB), afirmou na sexta-feira (4) que os motivos do apagão, que deixou às escuras oito estados do Nordeste (exceção foi o Maranhão), serão esclarecidos. Mais tarde, o ministro afirmou que o sistema elétrico brasileiro é o melhor do mundo. As duas afirmações terão de ser esclarecidas de maneira mais convincente para os partidos da oposição.

Ainda na tarde desta terça-feira (8), o vice-líder do PPS na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), protocola na Mesa Diretora da Casa requerimento em que pede informações detalhadas sobre o blecaute. No governo informou-se que houve uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, no interior de Pernambuco.

“Um fato como este não pode esperar a formação das comissões temáticas no Congresso, por isso estamos enviando este requerimento ao ministro. É preciso identificar o ocorrido urgentemente”, justificou Jardim. “Reinvidicamos um assento e transparência no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico que discute a oferta e perspectivas de demanda nesta área”.

No PSDB, que na era FHC também enfrentou sérios problemas com o fornecimento de energia elétrica, os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Rui Palmeira (AL) também apresentaram na segunda-feira (7) requerimento de informação endereçado ao ministro de Minas e Energia. O objetivo é cobrar “esclarecimentos” a respeito das causas, responsabilidades e “demais consequências provenientes da interrupção no fornecimento de energia elétrica em oito estados do Nordeste na semana passada”.

Os tucanos também querem que o Ministério Público Federal faça uma investigação dos problemas que geraram o apagão e o acompanhamento do ressarcimento aos que tiveram prejuízos. Já ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os tucanos vão requerer auditorias para investigar as causas da falta de energia nas unidades da federação atingidas.

Acontece que o governo federal, sob as ordens de da presidente Dilma Rousseff, já colocou na pia batismal o cipoal de desculpas esfarrapadas que servirão para ludibriar a opinião pública. Enquanto Édison Lobão garante que o sistema elétrico verde-louro é o melhor do planeta, o secretário-executivo da pasta, Márcio Zimmermann, homem de confiança da presidente Dilma, credita o problema a um cartão de controle, alegando que a manutenção do equipamento estava em dia. E não demorará muito tempo para que a natureza lidere o rol dos culpados.

As perguntas dos tucanos ao ministro Lobão

Quais as causas da interrupção de energia elétrica nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2011 nos oito estados do Nordeste;

Qual o investimento realizado nos últimos oito anos pela Chesf, detalhando os valores alocados em aquisição e manutenção de equipamentos;

Quais os procedimentos adotados nos últimos oito anos em inspeção e manutenção de todas as estações e subestações sob responsabilidade da Chesf, com as datas de execução e identificação dos funcionários responsáveis;

De que forma se dará o ressarcimento aos usuários e consumidores de todos os prejuízos ocasionados pela mencionada interrupção no fornecimento de energia elétrica.