Alguns bairros da cidade de São Paulo enfrentaram corte de energia durante a madrugada

Escuro total – Quando um apagão elétrico deixou às escuras, em novembro de 2009, dezoito estados brasileiros durante longas horas, o então presidente Luiz Inácio da Silva acionou seus estafetas de plantão para as devidas desculpas. Agora presidente da República, a neopetista Dilma Vana Rousseff disse na ocasião que aquela interrupção de energia elétrica não era um apagão, mas um blecaute. Em outras palavras, Dilma tentou convencer a nação de que seis e meia dúzia são diferentes.

À época comandado o Ministério de Minas e Energia, pasta para a qual foi reconduzido no novo governo, o maranhense Édison Lobão acionou o seu estoque particular de sandices para justificar o injustificável. Horas depois do apagão que atingiu oito estados Nordeste na última quinta-feira (3), Lobão, durante entrevista concedida em Brasília, disse que o sistema elétrico brasileiro é o melhor do planeta. Afirmação que os apagões recentes desmentem com destreza.

Bastaram alguns dias para que a declaração do ministro Édison Lobão escoasse pelo ralo. Na tarde terça-feira (8), dois apagões ocorridos na cidade de São Paulo deixaram sem luz mais de 2,5 milhões de pessoas e intensificaram o caos que reina no trânsito na capital paulista. No rastro da interrupção de energia muitos bairros ficaram sem água, pois as bombas da Sabesp fora prejudicadas pelo problema. Até a manhã desta quinta-feira (10), muitos empresários ainda contabilizavam os prejuízos decorrentes do apagão paulistano.

Quando os jornalistas do ucho.info afirmam que o Brasil não tem infraestrutura capaz de fazer frente às exigências de eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, muitos são os ufanistas que engrossam as críticas em nossa direção. Para provar que nossa tese não é inválida, na mesma terça-feira em que parte da cidade de São Paulo parou por conta da falta de luz, a Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, demorou oito horas para substituir um reles transformador em um poste instalado em via dos Jardins, na Zona Sul da Pauliceia Desvairada.

Como se os recentes acontecimentos nada representassem na vida dos consumidores, na madrugada desta quinta-feira alguns bairros paulistanos voltaram a sofrer com a falta de energia. Considerando que a responsabilidade por controlar o setor é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cuja diretoria é composta por representantes das próprias empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, esperar algum tipo de sanção aos que desrespeitam os consumidores é umato de irresponsabilidade, para não afirmar que se trata de um mero devaneio.