Vice-presidente Michel Temer defende no PMDB a posse do parlamentar mais votado

Debates – A partir do dia 23 de fevereiro, o PMDB começa a discutir a reforma tributária. Os trabalhos serão coordenados pelo deputado catarinense Edinho Bez, segundo informou o líder da bancada do partido, Henrique Eduardo Alves (RN). A data inaugura um calendário de três eventos programados para este semestre e que inclui a discussão sobre a reforma política.

No encontro realizado na manhã desta quarta-feira (16) com a bancada, o vice-presidente da República, Michel Temer, fez um longo discurso sobre o Direito Constitucional. No meio do discurso, Temer disse que o voto proporcional como está posto não ajuda a democracia brasileira. “O quociente eleitoral é uma negativa de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido”, disse, categórico. “O povo não consegue entender certas coisas. Como é que os mais votados não são eleitos após as eleições?”.

Temer, que disse ser favorável ao financiamento público da campanha eleitoral, explicou o que vem a ser a sua tese do distritinho’ e não o ‘distritão’ como foi divulgado. “O ‘distritinho’ adota o voto distrital numa circunscrição territorial, menor que o Estado e que tem um determinado número de eleitores e população. Esta é a idéia do distritinho’. A idéia do ‘distritinho’ é a idéia, também, do voto majoritário”,

A agência “Política Real” informou que no dia 16 de março será discutido um plano de segurança pública “que vá além de salário”, disse o líder. Ele informou que no auge da discussão da PEC 300, no ano passado, foi destacado que esta questão da segurança tinha que ir além do salário dos policiais.

No dia 23 de março, o encontro será dedicado a saúde com foco na emenda 29, que deverá ser coordenado pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS).