Líderes chegam a acordo sobre as comissões permanentes do Senado Federal

Bater o martelo – Daqui a instantes os líderes das bancadas de partidos com assento no Senado Federal consolidam o acordo concluído na terça-feira (15) sobre a proporcionalidade das comissões permanentes. Os tucanos conseguiram vencer a queda de braço com os petistas, já que será respeitada a ordem de escolha segundo o número de senadores por partido. O PSDB comandará a Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia. Já o PT ficará com as Comissões de Assuntos Econômicos e de Direitos Humanos.

O governo também controlará a maioria das comissões. A Comissão da Agricultura será presidida pelo senador Acyr Gurcacz (PDT-RO). O PSB – com o senador Rodrigo Rollemberg (DF) – passará a comandar a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle. O PMDB já preside a Comissão de Constituição e Justiça com o senador Eunício Oliveira (CE) e ficará também com a Comissão de Educação, com o senador Ricardo Ferraço (ES).

O líder da bancada do PT, senador Humberto Costa (PE), disse à reportagem do ucho.info que a reunião desta tarde deverá ser conclusiva. “Devemos bater o martelo”, assegurou. Já o senador Rodrigo Rollemberg informou que mesmo com um entendimento fechado, dificilmente as comissões serão instaladas ainda nesta semana. “É provável que isso aconteça somente na semana que vem”, previu.

Na semana passada foram indicados os titulares e a maioria dos suplentes da CCJ. Pelo acordo foi eleito o senador Eunício Oliveira que fez às pressas a sabatina com o ministro do Superior Tribunal Federal, Luiz Fux. No mesmo dia, Fux foi aprovado para o Supremo Tribunal Federal, cuja posse está prevista para março.