Abril – O alpinista Rodrigo Raineri se prepara para tentar escalar o Monte Everest pela quarta vez. Após insucessos em 2005 e 2006, ele alcançou o ponto mais alto do planeta em 2008. Desta vez, no entanto, a ideia não é ‘simplesmente’ subir e descer. Cinco anos depois da morte do parceiro Vitor Negrete, único brasileiro a chegar ao topo da montanha sem usar cilindros de oxigênio, ele planeja decolar de parapente a 8.848 metros de altura.
Na entrevista ao site “GazetaEsportiva.net” o alpinista disse que parte no começo de abril para tentar a investida pelo lado nepalês da montanha. Diferentemente das expedições anteriores, ele não tem a pretensão de subir sem usar cilindros de oxigênio e planeja lançar mão de carregadores ao longo da escalada para chegar ao cume com boas possibilidades de analisar se existem condições de decolar.
Na tentativa de minimizar o alto risco e os efeitos de uma possível mudança climática repentina durante os cerca de 30 minutos de voo, o brasileiro pretende percorrer parte do trajeto “encharutado” (com as velas fechadas) a fim de pousar o mais rápido possível. Após a morte de Vitor Negrete no Everest em 2006, Raineri procurou diversificar suas atividades e passou a se interessar pela nova modalidade. Como treino, realizou uma série de voos no Nepal em 2007 e decolou do Mont Blanc, ponto culminante da Europa (4.808 metros), no ano de 2009.