Deputado capixaba compra avião de US$ 4,5 milhões para ir a Brasília, mas caronas já fazem fila

(*) Marcos Rosetti, da Agência Congresso –

O avião King Air, zero quilômetro, que o deputado federal Camilo Cola (PMDB-ES) comprou no ano passado por U$ 4,5 milhões já está sendo utilizado pelo parlamentar em seus deslocamentos entre Cachoeiro de Itapemirim (ES), onde reside, e Brasília. O modelo C-90 GXI, com capacidade para seis pessoas, é um dos mais modernos do mundo. Fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft, há por enquanto só três iguais no Brasil.

Voa a 500 quilômetros horários e tem seis horas de autonomia de voo. A viagem de Cachoeiro de Itapemirim a Brasília dura menos de 2h15. Adquirido pela Viação Itapemirim, empresa fundada por Camilo Cola, o C-90 GXI voa a 30 mil pés – 10 mil metros – e tem a vantagem de pousar em pistas pequenas, como a da cidade natal parlamentar, ou o aeroclube de Vila Velha.

Confortável e com bancos de couro, o avião conta com acessórios encontrados nos jatos de luxo, além da vantagem de ser um turbo hélice. Por exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da companhia seguradora, o avião só pode ser operado por dois pilotos. O King Air está sendo usado apenas pelo deputado. Seu filho, Camilo Filho, que dirige a Itapemirim, usa outro jato executivo, um Citation com apenas quatro anos de uso.

Na última semana, por exemplo, ao saber que o deputado sairia de Vitória para Brasília, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), correu e pegou uma carona com Camilo Cola. “Eu não me importo em dar carona. Tem vaga para seis. Quem pedir primeiro vai”, disse Camilo, que na última quinta-feira (24) chegou a ligar para um assessor da prefeitura de Vila Velha que estava em Brasília e havia pedido carona.

“O avião facilita minhas atividades parlamentares. Me permite estar em São Paulo, Rio, com rapidez e comodidade. Ainda vou muito a esses estados devido aos negócios”, disse Camilo.