Senador diz que embaixador líbio anunciou libertação de jornalista brasileiro ainda hoje

(*) Marcos Chagas e Renata Giraldi, da Agência Brasil –

O embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubedi, informou hoje (10) ao presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), que o jornalista brasileiro Andrei Netto, do jornal “O Estado de S. Paulo”, pode ser libertado a qualquer momento. Paim e Ezubedi conversaram por telefone. Segundo Paim, o embaixador disse também que o jornalista está detido na cidade de Sabratha, a oeste de Trípoli, a capital líbia. A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou hoje moção exigindo a libertação imediata de Netto.

“O embaixador me disse que as autoridades líbias estão adotando todos os procedimentos para que o jornalista seja libertado de imediato, se possível ainda hoje”, disse Paim. O senador acrescentou que o diplomata líbio argumentou que Netto foi detido “por falta de documentos”.

Para o senador, dificilmente o governo líbio apresentará justificativas que sustentem a prisão de Netto no país. “Argumento algum convence a comissão”, disse Paim. Outra moção aprovada foi de apoio ao jornal e à família do repórter.

Em entrevista à “Agência Brasil”, a editora executiva do jornal, Luciana Constantino, confirmou que Netto, desaparecido na Líbia, foi localizado. Segundo ela, o embaixador do Brasil na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, disse que ele estava preso em uma penitenciária próxima à capital.

De acordo com Luciana, os esforços são para tentar intermediar a libertação de Netto e retirá-lo da Líbia. A direção do matutino informou ontem (9) que perdeu o contato com o repórter que fazia a cobertura na área de Zawiya – uma das regiões onde os conflitos são mais intensos. A pedido da direção do jornal, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil passaram a atuar na localização de Netto.

Nota da Presidência da República à imprensa sobre a situação do jornalista brasileiro na Líbia

“A Presidenta Dilma Rousseff está acompanhando com atenção a situação do jornalista brasileiro Andrei Netto, do jornal O Estado de S. Paulo, detido na Líbia, e determinou ao Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Ruy Nogueira, providências urgentes para assegurar sua integridade física e sua libertação. A Presidenta foi informada pelo Itamaraty que o jornalista estaria na localidade de Sabratha, a 60 km de Trípoli. O Embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, está envidando todos os esforços necessários junto às forças que atuam na região para a pronta solução do caso.”

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Íntegra da carta da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) entregue à Embaixada da Líbia na manhã desta quinta-feira

“Excelentíssimo Sr. embaixador Salem Ezubedi

O jornal “O Estado de S.Paulo” noticiou ontem que há uma semana perdeu contato com seu repórter Andrei Netto, correspondente em Paris que estava no oeste da Líbia cobrindo os atuais eventos ocorridos na região.

Em nome da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) dirijo-me à Vossa Excelência para solicitar que o governo da Líbia tome todas as providências necessárias para informar a localização do repórter Andrei Netto bem como providenciar a sua eventual liberação no caso de ele estar detido pelo exercício da profissão de jornalista, uma das hipóteses aventadas pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Na expectativa de que o governo da Líbia fará todos os esforços para garantir a integridade física de Andrei Netto, despeço-me,

Atenciosamente,

Fernando Rodrigues
Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo”