Metralhadora giratória – Tudo o que o clássico entre Flamengo e Fluminense tinha para ser agitado dentro de campo – o primeiro Fla-Flu de Ronaldinho; a presença de mais astros, como Thiago Neves, Darío Conca e Emerson – ficou na promessa. As duas equipes não saíram do 0 a 0, num jogo tenso e com poucas chances de gol no Engenhão. A grande notícia do dia estava reservada para os vestiários: logo após o empate, o técnico Muricy Ramalho, campeão brasileiro de 2010 com o Flu, anunciou sua demissão do cargo.
“Tomei esta decisão há alguns dias, mas, devido ao clássico de hoje, achei correto esperar o jogo. Quando cheguei ao clube foram prometidas duas condições: uma equipe para ser campeã e a melhoria na estrutura física do clube. O primeiro foi conquistado com o título do Campeonato Brasileiro de 2010, e o segundo, a melhoria na estrutura, não foi realizada”, justificou em nota oficial o treinador, que vinha enfrentando críticas pela má campanha da equipe na Copa Libertadores – em que, com dois pontos em três jogos, é a terceira colocada do grupo 3.
No Carioca, o Fluminense é o segundo colocado do grupo B da Taça Rio com sete pontos, dois a menos do que o Botafogo. O Flamengo, também com sete pontos, lidera o Grupo A à frente do Vasco – que marcou 4 a 2 no Madureira graças a uma exibição impecável do meia Bernardo, autor de três gols. “É a primeira vez que marco três num jogo. Agora o negócio é trabalhar bem durante a semana e descansar, pois será um clássico muito importante este que teremos contra o Botafogo”, disse o ex-cruzeirense.