Diário Oficial trás hoje nomeações de Dilma Rousseff para o segundo escalão do governo federal

Aviação – O Diário Oficial da União publicou na edição desta quarta-feira (6) uma série de nomeações para o segundo escalão do governo federal. A temporada de indicações coincide com as previsões políticas de que em abril a presidente Dilma Rousseff (PT) atenderia aos pedidos da base governista.

Wagner Bittencourt de Oliveira foi nomeado como ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O órgão foi criado com o propósito de atenuar o caos no setor aeroviário, situação que cresceu devido à má gestão na Infraero. A empresa não cumpriu a meta de reforma dos aeroportos, especialmente nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014.

O novo assessor com status de ministro – o 38º do estrelato da Esplanada dos Ministérios – exercia até terça-feira (5) o cargo de diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em seu lugar aparece no Diário Oficial de hoje o nome de Luiz Eduardo Melin de Carvalho e Silva.

Para a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi confirmado Evangevaldo Moreira dos Santos. Até esta semana o cargo estava sendo ocupado por Alexandre Magno Franco de Aguiar.

Na mesma edição do DOU consta o nome de Adriana Segabinazzi de Freitas do Amaral Carvalho. Ela será a chefe da representação regional do Rio de Janeiro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A presidente Dilma Rousseff também nomeou três novos conselheiros da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Entre esses nomes está a de Helena Maria de Freitas Chagas, que respodne pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Os outros são Alessandra Azevedo Cardoso e Sylvio Rômulo Guimarães de Andrade.

Na última semana ocorreu a nomeação do ex-ministro da Secretaria de Portos (SEP), Pedro Brito, para a diretoria da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). A indicação para a vaga, que é uma cota do PSB, ocupada até fevereiro de 2010 pelo almirante Murillo Barbosa, terá de ser aprovada pelo Senado. Fernando Fialho e Tiago Lima completam a diretoria da Antaq, sendo que o primeiro assumiu a direção-geral da autarquia.