PT mantém comando de Frente de Prefeitos, mas dirigentes são mal avaliados pelos eleitores

Questão de espaço – O Partido dos Trabalhadores continuará no comando da Frente Nacional de Prefeitos, entidade que rivaliza com a Confederação Nacional dos Municípios, nas mãos do PMDB. A nova diretoria foi recebida no Palácio do Planalto na terça-feira (5), após a eleição “com mais de 100 prefeitos”, segundo o site da entidade.

O prefeito de Vitória, João Coser (PT), foi reeleito juntamente com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PT), na vice-presidência. Os dois comandaram um grupo da diretoria eleita na audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT).

Faz parte da diretoria como primeiro vice-presidente nacional da Frente, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Ainda nas fileiras do Democratas, Kassab articula a formação do Partido Social Democrático (PSD), que recebeu sinal verde da própria presidente da República.

A eleição aconteceu na 59ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que serviu também para a promoção do debate de temas como o impacto dos cortes no orçamento da União nos municípios e a liberação das verbas para as obras do PAC.

Presidente da FNP, o petista João Coser encontra problemas para administrar a prefeitura da capital do Espírito Santo. Recentemente, professores da rede municipal de ensino fizeram greve por causa do não pagamento do resíduo de mérito da categoria referente ao período 2008/2010.

Situação pior encontra-se a prefeita de Natal, que, segundo uma pesquisa da Consult, divulgada em março, é reprovada por 84,5% da população da capital do Rio Grande do Norte. Micarla de Sousa lidera ainda o ranking de rejeição entre os candidatos a prefeito de Natal nas eleições do próximo ano, com 61,5%.

Na área de saúde, o problema é grave em Natal. Foi decretada situação de emergência por noventa dias, devido ao aumento no número de casos de dengue clássico e hemorrágico registrados na capital potiguar. A informação foi publicada na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (6).