Senadora Kátia Abreu sai do Democratas para reforçar o PSD, de olho nas próximas eleições

Leva 40 – O futuro partido do prefeito de Gilberto Kassab, de São Paulo, terá um reforço de peso na política do Centro-Oeste. O PSD terá em suas fileiras a senadora Kátia Abreu, que deixa o Democratas. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) está de olho nas eleições de outubro de 2012 para as prefeituras e Câmaras municipais e, especialmente, para o governo do estado de Tocantins.

A senadora é a virtual candidata à administração tocantinense e pretende se cacifar na política local. Kátia Abreu chegou a se insinuar candidata à vice-presidente da República na chapa de José Serra (PSDB) no ano passado, mas acabou sendo preterida pelo seu atual partido, que indicou o ex-deputado federal Índio da Costa (RJ).

No discurso de despedida do DEM, feito na tarde desta quarta-feira (6), a senadora disse que se filiará ao PSD não por ter rompido com seus colegas democratas, mas pela constatação de que se esgotou um ciclo “e não apenas um ciclo pessoal, mas conjuntural, político, um ciclo da vida partidária brasileira”.

A “Agência Estado” informa que Kátia Abreu disse que “queremos o fim da farsa, queremos que os partidos sejam o que precisam ser: expressões efetivas de correntes de pensamento da sociedade, que convirjam a partir de ideias e ideais e não em função do antagonismo ou protagonismo em relação a quem está circunstancialmente no poder como ocorre hoje”.

Kátia deu como certa a filiação de quarenta deputados ao novo partido, desligados do DEM, PSDB, PT e PPS, entre outras legendas, além dos governadores do Amazonas, Omar Aziz (PMN), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM). Todos eles, de acordo com senadora ruralista, trocam de filiação porque se sentem incomodados com a “ditadura partidária”.