Conselho de Ética aguarda nesta quinta-feira vídeo em que deputada do DF aparece recebendo propina

STF autoriza – O ministro Joaquim Barbosa, relator do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), autorizou o compartilhamento com a Câmara do vídeo em que a parlamentar aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa, operador e delator do esquema de corrupção conhecido como “Mensalão do Democratas”. O ministro atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que o vídeo fosse enviado à Câmara.

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), e o relator do processo de cassação contra Jaqueline, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), se reúnem na tarde desta quinta-feira (14) com Joaquim Barbosa, no gabinete do ministro. O tema da reunião, marcada para as 16 horas, será o compartilhamento de informações sobre a investigação.

O vídeo é de 2006, quando Jaqueline era candidata a deputada distrital, e foi gravado pelo próprio Durval Barbosa. Além das imagens, o STF disponibilizará depoimentos em que Durval esclarece o contexto de suas relações com a investigada. De acordo com o ministro do STF, não há causa de sigilo para o vídeo, pois o material não contém dados da intimidade da investigada.

No processo do STF, Jaqueline Roriz é acusada de crime contra a administração pública. Na Câmara, a deputada está sendo investigada pela Corregedoria e responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética, em razão das imagens em que aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa e de denúncia de uso irregular da verba indenizatória da Câmara. As informações são da “Agência Câmara”.