Chamado de “idiota” por Lula, secretário-geral da FIFA estava certo em relação aos aeroportos

Fiasco comprovado – Quando afirmamos que Luiz Inácio da Silva vendeu ao mundo uma bolha de virtuosismo, com prazo de validade extremamente curto e que agora estoura no colo da companheira Dilma Rousseff, muitos são os petistas que torcem o nariz. Mesmo assim, as dificuldades que rondam a seara da presidente neopetista inviabilizam qualquer contestação por parte dos inconformados com nossas críticas, pois contra fatos não há argumentos.

Por ocasião do anúncio da escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, o então presidente Lula disse, em Zurique, que o País faria o melhor evento futebolístico da história. A partir de então, uma avalanche de promessas invadiu o cotidiano dos brasileiros, sem que qualquer uma delas tenha virado realidade. Certa feita, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, mostrou-se preocupado com a caótica situação dos aeroportos nacionais. Foi o bastante para o boquirroto Lula chamá-lo inominadamente de “idiota”.

No vácuo das promessas de reforma dos principais aeroportos brasileiros surgiu um assunto novo: a construção do trem-bala. Bastaram alguns meses para o ufanismo discursivo do messiânico Luiz Inácio perder-se no ar. E o trem-bala, que era esperado para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pode não ficar pronto até lá. Falta de sorte tiveram aqueles que acreditaram ser verdadeiro o palavrório irresponsável de Lula.

Na quinta-feira (14), o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), disse que é preocupante a situação dos aeroportos brasileiros, mas que os terminais estarão adequados para receber os turistas em 2014. “É preocupante [a situação], tanto é que a presidenta Dilma Rousseff criou uma secretaria especial só para cuidar disso”, declarou o ministro durante entrevista coletiva em São Paulo. “A secretaria [de Aviação Civil] está trabalhando e os investimentos vão sair”, completou Nascimento. Muito estranhamente, nenhum petista surgiu em cena para chamar Alfredo Nascimento de idiota, assim como fez Lula com Jérôme Valcke.

Alfredo Nascimento pode tergiversar como quiser, mas é preciso admitir que nove dos treze aeroportos brasileiros que estão em reforma não ficarão prontos para a Copa de 2014. Bom seria se Lula ingerisse algumas pílulas de coragem e viesse a público para esclarecer quem padece de idiotia, pois até agora o executivo da FIFA tem mostrado que é a absolutamente lógico e são.