Pesquisadores discutem em Maceió mudança do clima na região Nordeste

Análise das chuvas – Será em Maceió que os pesquisadores de estados do Nordeste, além de São Paulo e Brasília, se encontrarão na terça e quarta-feiras (19 e 20) durante a V Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste. O evento, que contará com a participação de vinte profissionais, será realizado no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

A reunião será marcada pela apresentação de um boletim sobre as chuvas que poderão acontecer nos próximos três meses na região Nordeste, mesmo período das enchentes que atingiram Alagoas e Pernambuco em 2010.

A equipe da Diretoria de Meteorologia da Semarh, técnicos e meteorologistas de outros estados, representantes do Instituto Nacional de Meteorologia, do Centro de Previsão de Estudos Climáticos (Ceptec), da Defesa Civil Estadual, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Agência Nacional das Águas (ANA) debaterão diferentes assuntos, como as ações do oceano e as condições climáticas e atmosféricas, além das análises das chuvas dos estados nos últimos três meses.

O evento, que segue um cronograma anual, acontece sempre no mês de abril, na capital alagoana. Cada estado apresenta um relatório detalhado das chuvas dos últimos meses para que os pesquisadores possam analisar e entender como funciona o sistema. Importantes pesquisadores de diferentes estados estarão em Alagoas discutindo os dados meteorológicos que afetarão o Nordeste brasileiro.

O Boletim da Quadra Chuvosa dos próximos três meses será apresentado na manhã da quarta-feira (20). Após a apresentação do boletim, haverá a inauguração da Sala de Situação, instalação que servirá para o monitoramento das Bacias Hidrográficas de Alagoas.