Diretor Bertolucci e o ator Belmondo serão homenageados neste ano em Cannes

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Cannes fará duas importantes homenagens este ano. Ao carismático ator francês Jean-Paul Belmondo e ao diretor italiano Bernardo Bertolucci, este com a Palma de Ouro de Honra. O prêmio de Honra ficará permamente e será entregue na cerimônia de abertura, este ano dia 11 de maio. Segundo os organizadores, foi idealizado para reconhecer um realizador importante que nunca tenha recebido a Palma de Ouro.

Essas homenagens não são novidades em Cannes, mas eram feitas ocasionalmente. Woody Allen e Clint Eastwood já receberam a distinção por parte do Presidente Gilles Jacob, em nome do Conselho de Administração do Festival.

Cannes considera “monumentais” as contribuições de Bertolucci. “O seu envolvimento político e social, levado por um profundo lirismo e uma encenação tão exata quanto elegante, dão aos seus filmes um lugar singular na história do cinema mundial”, justificam.

Dia 17 é a vez do Festival receber Jean-Paul Belmondo para uma noite especial. Cannes considera-o um dos maiores atores franceses. “A extensão do seu registro, o carisma da sua personalidade, a precisão da sua performance, a troça dos seus propósitos e o seu estilo à vontade, fizeram dele, juntamente com Jean Gabin e Michel Simon, um dos maiores atores franceses de todos os tempos”, diz o informe à imprensa.

Belmondo atua desde o final dos anos 50. Inicialmente com interpretações e personagens populares, passando, nas duas décadas seguintes, ao “cinema de autor” em papéis para os os europeus Jean-Luc Godard, François Truffaut, Alain Resnais, entre outros.

“Conhecido em todo o mundo, inspirando gerações de atores, popular de Los Angeles a Tóquio, do México a Moscou, Jean-Paul Belmondo é certamente uma das personalidades do cinema francês mais amadas pelo público”, acredita Cannes.

Da homenagem consta a projeção de um documentário assinado por Vincent Perrot e Jeff Domenech, um jantar e uma festa de gala.