Decisão dos Correios pode evitar nova greve dos trabalhadores prevista para amanhã

Participação nos lucros – Trinta e cinco sindicatos decidem entre a noite desta terça-feira (26) e amanhã se haverá greve dos trabalhadores dos Correios de todo o Brasil ainda nesta semana. A categoria está em “estado de greve” desde fevereiro, quando houve um primeiro acordo entre a direção da estatal postal e os trabalhadores. A deflagração da greve depende de uma resposta prevista para esta terça-feira sobre a Participação dos Lucros e Resultados (PLR), que vem se arrastando há bastante tempo.

O secretário de imprensa da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos, Alexandre Takachi, informou há pouco que a paralisação dependerá da resposta da direção dos Correios. Por telefone, Takachi disse à reportagem do ucho.info que o “calendário de lutas” foi estabelecido há dois meses, mas a decisão de cruzar os braços caberá a cada sindicato, segundo os calendários das assembleias.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, onde Takachi trabalha, a reunião dos carteiros está prevista para quarta-feira. Em Pernambuco, a assembleia geral acontecerá nesta noite.

A empresa concordou em realizar concurso público (previsto para o dia 15 de maio) e atendeu a outras reivindicações em fevereiro, mas não respondeu sobre o PLR. A empresa apresentou uma proposta de pagamento no valor de R$ 4.400 para a direção da empresa e de R$ 880 para a maioria dos trabalhadores.

“Para quem teve um lucro líquido de 826 milhões poderia separar 220 milhões sem impactos negativos. Essa proposta da empresa além de ser rebaixada e discriminatória, não atende a reivindicação da categoria”, afirma Geraldo Rodrigues, membro da comissão permanente da Fentect e de negociação da PLR representando a CSP-Conlutas.

Entre outras reivindicações, a categoria quer que o montante distribuído seja igual para todos e o percentual de 25% do lucro liquido da ECT. Pede que a empresa apresente ao conjunto dos trabalhadores o seu lucro bruto que até agora não foi divulgado.