Confusão anunciada – O paulistano que se prepare, pois por ocasião da Copa de 2014 o caos tende a dominar a maior cidade brasileira. Um prenúncio do que acontecerá durante o mais badalado certame do futebol mundial pode ser conferido na segunda-feira (2), com o adiamento da prova brasileira da Fórmula Indy.
A disputa, que deveria acontecer no domingo, 1º de maio, foi adiada para segunda-feira por causa da chuva. Como o circuito do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista, utiliza um trecho da pista local da Marginal do Tietê, não é difícil imaginar o que aconteceu na região. Às 7h25 da manhã de segunda, o índice de congestionamento na cidade de São Paulo era de 81 km, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.
Devidamente informados da interrupção do trânsito na pista que margeia o Sambódromo paulistano, os motoristas buscaram rotas alternativas, o que complicou o trânsito em outras regiões da cidade. As autoridades, por sua vez, fingiram ignorar o problema e ousaram dizer que os motoristas precisam saber enfrentar situações como a provocada pelo adiamento da prova da Fórmula Indy.
Considerando que o jogo de abertura da Copa de 2014 acontecerá no Estádio Itaquerão, que será construído no bairro de Itaquera, na Zona Leste paulistana, a única saída para minimizar o impacto no cotidiano da mais complexa e importante cidade verde-loura será a decretação de feriado municipal, o que em tese reduziria a circulação de veículos nas principais ruas e avenidas. Acontece que o acesso à Zona Leste é limitado e sempre precário.
Não faz muito tempo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse que o Brasil é sério candidato a protagonizar um enorme fiasco durante a Copa. Os palacianos pro certo não gostaram da declaração, mas o Atleta do Século está muito perto de se transformar em profeta.