PT faz pressão e Presidência da República nomeia indicados para o segundo escalão

Diário Oficial – A dança das cadeiras para atender a interesses políticos continua firme na administração federal. O Diário Oficial da União traz na edição desta terça-feira (3) nada menos onze nomeações para funções de segundo escalão nas Secretarias de Direitos Humanos e de Portos e nos ministérios da Integração Nacional, Pesca, Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Na lista está o biólogo Américo Ribeiro Tunes, que exercerá a partir de hoje a função de secretário de Monitoramento e Controle de Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca. Tunes exerceu por alguns meses a presidência do Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e coube a ele assinar a licença ambiental para o início das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Filiado ao PT, Ribeiro Tunes mantém estreitas ligações com a ex-senadora Ideli Salvatti, de Santa Catarina, atualmente à frente do Ministério da Pesca.

Também foi nomeado Paulo Roberto Koslowski Tannenbaum, que em 2007 foi reconduzido por mais dois anos como representante do governo no Bloco do Poder Público do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Itaguai. Ele agora é o diretor do Departamento de Infraestrutura Portuária da Secretaria dos Portos. A mesma secretaria tem também um novo secretário de Planejamento. Trata-se do engenheiro Rogério de Abreu Menescal, que já exerceu a função de Superintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da Eletrobras.

A pressão por novas nomeações junto à Presidência da República não são poucas. Até mesmo o novo presidente nacional do PT, Rui Falcão prometeu agilizar o processo de definição dos cargos federais nos estados. A bancada do PT cobrou da presidente Dilma Rousseff (PT), um posicionamento sobre as nomeações.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) chegou a afirmar que na “semana que vem nós vamos aumentar a pressão para definir isso”, segundo publicou hoje o jornal “Correio do Estado”, do Mato Grosso do Sul.

A cobrança da bancada petista ocorreu depois de quatro meses de espera e após a nomeação do engenheiro e empresário mineiro Gilson de Carvalho Queiroz Filho, presidente do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) como presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), um dos mais cobiçados órgãos do segundo escalão do governo federal. A nomeação foi publicada na quinta-feira (28) no Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci Filho.