Mantega afirma a senadores que o Brasil tem “bons problemas” para solucionar a economia

Rosário de propostas – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil tem “bons problemas” para resolver, durante palestra sobre economia brasileira que apresenta neste momento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Na sua apresentação em “Power Point” a que a reportagem do ucho.info teve acesso, o ministro relaciona como problemas o excesso de capital externo, o pleno emprego, a falta de mão de obra qualificada e a demanda aquecida.

O governo teria, na opinião de Mantega, reunido todas as perspectivas de crescimento e que a administração Dilma Rousseff tem condições de resolver as dificuldades. Porém, o ministro admitiu que o IPCA acumulado nos últimos doze meses pode ser maior que 4,76%. No gráfico apresentado aos senadores, o índice é destacado, mas os percentuais de elevação dos combustíveis e alimentos são excluídos da conta.

No final de abril foi divulgado que o cenário prospectivo para inflação não tem evoluído favoravelmente e, além disso, o ambiente econômico continua com nível de incertezas acima do usual. Por isso, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) identifica riscos para que se atinja um cenário em que a inflação retorne ao centro da meta, de 4,5% ao ano, até o final de 2012.

Como medidas para moderar o crescimento e conter a inflação, o ministro sugeriu “impedir o contágio” em uma economia aquecida, a utilização de “diversas armas” contra a inflação, monetárias e fiscais, estímulo ao aumento da oferta agrícola, corte de despesas públicas, moderar a expansão do crédito (consumo), aumento dos depósitos compulsórios e medidas prudenciais, elevação da taxa de juros SELIC, aumento do IOF para 3% do crédito ao consumidor e tarifa de 6% de IOF para empréstimos de menos de 720 dias.