Anúncio conjunto – O Brasil apoiou publicamente a postulação da Argentina e do Uruguai para serem sede em conjunto da Copa de 2030. O chefe de Gabinete do Ministério do Esporte, Vicente de Lima Neto, representando o ministro Orlando Silva, propôs aos países membros do Conselho Americano de Esporte (Cade) a divulgação conjunta de um anúncio público de apoio e de solidariedade à candidatura. Os dois países divulgaram a candidatura nesta quarta-feira (4), na reunião do conselho, no Rio de Janeiro.
“Achamos oportuno que os países reunidos nos eventos no Rio de Janeiro possam reforçar e se solidarizar com a reivindicação do Uruguai e da Argentina. Vamos fazer o anúncio de nosso apoio chegar à FIFA, com o peso que esta reunião do Cade representa para o esporte mundial”, disse.
Cláudio Morresi, secretário de Esporte da Argentina, defendeu a postulação por se tratar de um momento histórico para os países. “O ano de 2030 será muito significativo para o esporte. Haverá a comemoração dos 100 anos do primeiro mundial de futebol, no Uruguai, que teve na final exatamente os dois países (os donos da casa venceram por 4 x 2). Acreditamos que podemos conquistar o direito de ser sede”, argumentou. Com informações da assessoria do Ministério dos Esportes.