Argentina e Brasil apenas com dois times para as oitavas de final da Libertadores

Goleiro herói – Dos cinco brasileiros que se classificaram para as oitavas da Copa Libertadores, apenas o Santos segue na disputa, após jornada desastrosa para clubes do país. Dos cinco argentinos inscritos no torneio, só o Vélez Sarsfield chegou às quartas. Enquanto muitos saíram com uma frustração enorme, há oito torcidas dispostas a comemorar ainda mais.

O último ano em que Argentina e Brasil emplacaram apenas dois times no total nas quartas de final do torneio aconteceu em 1994, com Vélez Sarsfield e São Paulo, quando o chaveamento era dirigido, filtrando clubes da mesma nacionalidade. Na ocasião, ambos chegaram à decisão.

O time paulista, aliás, garantiu vaga no sufoco contra o América. Depois do triunfo por 1 a 0 na Vila Belmiro, fez longa viagem até Querétaro e contou com atuação decisiva do goleiro Rafael para segurar o empate sem gols. Nas quartas, o Santos tentará a revanche de sete anos atrás contra os colombianos, que se deram melhor na mesma fase antes de caminhar rumo ao título.

O triunfo santista parecia ser um bom indício de que os brasileiros manteriam a escrita de avanços coletivos dos últimos anos. No entanto, a queda do Inter em casa foi a primeira mostra que a quarta-feira traria surpresas. Em Assunção, o Fluminense também não aproveitou a vantagem de dois gols da ida (3 a 1) e foi varrido pelo Libertad. Depois de pressionarem o jogo todo, os paraguaios marcaram duas vezes com chutes de fora da área, o segundo a quatro minutos do fim, com Samudio. Com a classificação nas mãos e um adversário aturdido, os anfitriões confirmaram a superioridade com outro gol nos acréscimos.

O goleiro de 22 anos foi o herói da classificação do Santos. No México, ele fez ao menos cinco grandes defesas, a maior parte em arremates de Reyna no segundo tempo, quando o América aumentou a pressão. Desta forma, prova que uma equipe que costuma brilhar no ataque com Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano pode também se defender.

Resultados

Terça-feira (3)

América (MEX) 0 x 0 Santos (BRA)

Quarta-feira (4)

Universidad Católica (CHI) 1 x 0 Grêmio (BRA)
Cruzeiro (BRA) 0 x 2 Once Caldas (COL)
Internacional (BRA) 1 x 2 Peñarol (URU)
Libertad (PAR) 3 x 0 Fluminense (BRA)

Quinta-feira (5)

Cerro Porteño (PAR) 0 (5) x (3) 0 Estudiantes de La Plata (ARG)
Junior de Barranquilla (COL) 3 x 3 Jaguares de Chiapas (MEX)
Liga de Quito (ECU) 0 x 2 Vélez Sarsfield (ARG)