Mega-operação policial apreende mil ônibus após milionário golpe de bilhetagem no Distrito Federal

Indiciamento de Arruda – A Polícia Civil do Distrito Federal decidiu indiciar o ex-secretário de Transportes e ex-deputado federal Alberto Fraga, o ex-governador José Roberto Arruda e o empresário Eduardo Oliveira Costa por crime de estelionato. Fraga e Arruda serão enquadrados ainda por prevaricação. Também deverão ser indiciados, desta vez por formação de quadrilha, os empresários Vitor Forest e Wagner Canhedo Filho, donos de empresas de transporte coletivo na capital dos brasileiros.

Este seria o primeiro resultado de uma mega-operação policial denominada “Drakkar II”, deflagrada na madrugada desta sexta-feira (13) e que deve se prolongar por mais 24 horas. O trabalho que envolve 25 delegados e 200 agentes policiais é resultado de meses de investigações centradas especialmente no programa “Fácil” – Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal.

O golpe patrocinado pelo governo distrital teria resultado em prejuízo aos cofres pública na ordem de R$ 14 milhões entre 2008 e 2011.

A operação interditou até agora cerca de 1.200 ônibus coletivos desde 2007, quando ocorreu a primeira operação no DF. Do total de veículos interditados, mil ônibus teriam concessões provisórias. Seriam veículos piratas circulando dentro do Distrito Federal, pagos com benefícios públicos concedidos pelo Governo do Distrito Federal. Como não houve licitação para a exploração do transporte público, o esquema foi facilitado.

Logo nas primeiras horas, duzentos veículos foram apreendidos pela Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap). Os outros estão sendo lacrados e ficando no pátio das empresas.