Direção do hospital universitário da UnB nomeia diretor acusado na Máfia das Sanguessugas

Confusão em SP e no PR – O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior, nomeou para a secretaria-executiva do Hospital Universitário, José Luiz Gasparini. O ato publicado há poucos dias oficializa a escolha feita por Armando Raggio, transformado em diretor-geral do HUB depois da renúncia coletiva de toda a diretoria do hospital.

O protesto aconteceu por conta da Medida Provisória 521 que cria uma empresa pública, que será responsável pela contratação de pessoal nos hospitais universitários. A MP poderá perder a validade se não for votada nos próximos dias pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

A indicação de Gasparini para a direção executiva seria um mero ato administrativo, se no histórico do administrador não tivesse uma grave acusação. Para Armando Baggio, no entanto, a escolha aconteceu por conta de sua qualificação.

Em declaração postada no sítio eletrônico da UnB, o diretor do hospital universitário não tem dúvidas: “…tem com formação na área de compras, presidente de comissão de licitação, conhecedor da legislação por sua formação em Direito, que foi diretor de Recursos Humanos, secretário de Administração municipal no interior de São Paulo e tem uma grande expectativa de participar comigo dessa empreitada na UnB”.

José Luiz Gasparini responde a processo na justiça justamente por supostamente não preservar os interesses públicos. Ele teria participação ativa no escândalo da “Máfia das Sanguessugas”, operado por Darci José Vedoin e seu filho, Luis Antônio Trevisan. O esquema envolvia a venda ilegal de ambulâncias do SAMU, a partir do desvio de verbas do Fundo Nacional da Saúde por meio de convênios firmados com o Ministério da Saúde.

O secretário-executivo do HUB, então diretor do Departamento de Compras e Materiais e Patrimônio, foi denunciado pelo Ministério Público em 2008 junto com ex-prefeito Emílson Couras da Silva, ex-presidente da Comissão de Licitação, José Pereira Gomes e dois integrantes da comissão, Jonas Arthur Massoni e Liliane Cristina Carriel de Lima. Eles teriam fraudado a licitação para beneficiar a “Klass”, nas cidades paulistas de Itu, Apiaí, Araçoiaba da Serra e Itaberá.

Contra José Luiz Gasparini paira mais uma denúncia. O jornalista Cristiano Lima, de São José dos Pinhais (PR), publicou em seu site uma pergunta. “Será que aconteceu por acaso a venda ilegal de ambulâncias do SAMU aqui de São José dos Pinhais, e ainda outros veículos de gestão tripartite, inclusive os da epidemiologia? Ou tem haver com o fato do atual secretário interino da saúde, o senhor José Luiz Gasparini, ex-presidente da Comissão de Licitação, da prefeitura de Apiaí no estado de São Paulo ser acusado de fraudar licitações na compra de ambulância?”