Expectador – O Braga praticamente anulou o poderoso ataque do FC Porto, mas isso não foi suficiente. Aproveitando uma de poucas oportunidades da final, construída por uma implacável dupla colombiana, a super-equipe de André Villas-Boas encontrou o caminho do gol salvador que valeu o título da UEFA Europa League, em Dublin (Irlanda).
Diante de um adversário muito determinado defensivamente e empenhado em derrubar mais um gigante europeu, o campeão invicto da Liga ZON Sagres contou com uma jogada preciosa de Fredy Guarín e Falcão Garcia, dois dos principais jogadores na conquista, para superar o vizinho português.
Rigorosamente, além do lance que terminou com o gol do colombiano, as duas equipes pouco criaram nos primeiros 45 minutos. De um lado, o aniversariante Helton, que completou 33 anos na quarta-feira (18) erguendo a taça, era um espectador privilegiado em campo.
Esta foi o terceiro troféu conquistado pelo FC Porto na temporada 2010/11, depois do campeonato nacional e da Supertaça. E a equipa de Villas-Boas ainda tem a final da Taça de Portugal pela frente, no próximo domingo (22) contra o Vitória de Guimarães, podendo engrandecer uma jornada que já tem um lugar nobre garantido na sua história da agremiação lusa.