Deputado do PT é acusado pelos governistas de vacilar na convocação de Antônio Palocci Filho

Teste no Senado – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia ((PT-RS) afirmou instantes atrás que ainda não recebeu qualquer representação contra a votação na Comissão da Agricultura, que na manhã desta quarta-feira (1) aprovou a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci Filho (PT).

A base do governo, que levou uma rasteira da oposição, alega que o processo foi mal conduzido e que os deputados que votaram não sabiam o que estava acontecendo. Estavam presentes boa parte dos 26 parlamentares governistas que participam da comissão.

“Preciso ser formalmente chamado; espero que não seja”, declarou Maia sobre a difícil situação de desautorizar o presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA). “Há varias possibilidades de questão de ordem, portanto, só vou falar sobre esse tema quando e se essa questão de ordem for feita”, disse o presidente

Há pouco, o líder dos tucanos Duarte Nogueira (SP), afirmou que o processo foi legítimo e que tinha as imagens para confirmar o que estava dizendo. “Houve uma reunião na normalidade, com resultado claro, e, se o governo foi relapso, deve pagar o preço pela sua desatenção”, disse o líder do Democratas, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).

Nos bastidores, a base governista evitar apontar um culpado pelo vacilo. Mas em off falam que a responsabilidade de evitar a convocação estava com Odair Cunha (PT-MG), deputado muito experiente com a rotina parlamentar.

Oposição e governo se acusam mutuamente de tentar dar um golpe para prevalecer a sua posição. “O presidente da Comissão de Agricultura deu um golpe, e nos vamos pedir que o presidente da Câmara restaure a normalidade”, disse o líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). “Golpe é tentar mudar uma decisão tomada pela vontade da maioria da comissão em conformidade com o regimento”, rebateu ACM Neto.

Já na próxima semana, será a vez de testar a base do governo no Senado Federal. Dois requerimentos que tratam da convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, serão votados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou que o assunto deve ser o primeiro item da pauta, publicou a “Agência Senado”.

Os requerimentos foram apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Alvaro Dias (PSDB-PR). Eles querem que Palocci esclareça como aumentou seu patrimônio em vinte vezes nos quatro anos em que foi deputado federal (2006-2010).