Veterano e novato – Vasco da Gama e Coritiba abrem a decisão da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em São Januário. O confronto de volta acontecerá na próxima semana, no Paraná, e o campeão terá vaga garantida na próxima edição da Copa Libertadores da América. O cruzmaltino chegou à final ao despachar o Avaí, ganhando por 2 a 0 em Santa Catarina, depois de um empate por 1 a 1 em casa. O Coxa empatou sem gols com o Ceará no Nordeste, vencendo depois como anfitrião, por 1 a 0, lembra a “GazetaEsportiva.net”.
Esta será a segunda vez que o Vasco disputa uma final de Copa do Brasil. A primeira foi em 2006, quando o cruzmaltino foi derrotado na decisão pelo seu tradicional rival, o Flamengo. Curiosamente o torneio foi criado, em 1989, por um ex-dirigente vascaíno, Eurico Miranda, que deixou a presidência do clube em 2008. No fim da década de 80, Eurico foi diretor de seleções da entidade máxima do futebol nacional e sugeriu um torneio nos moldes dos que já existiam em países europeus, como a Copa da Inglaterra e a Copa da Itália.
O Coritiba vai decidir a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Coritiba e Vasco foram os dois últimos ganhadores da Série B do Campeonato Brasileiro. Os paranaenses ganharam ano passado, enquanto que os cariocas saíram vitoriosos em 2009.
Se o ganhador deste confronto é um mistério, certo é que o estádio estará lotado. Os pouco mais de vinte mil ingressos disponibilizados aos torcedores se esgotaram rapidamente, na venda antecipada para os sócios, uma tradição nos jogos realizados com o mando de campo do Vasco, e na internet. Tanto que chegou a existir tumulto em algumas sedes onde havia a previsão de venda de ingressos, o que não aconteceu porque os bilhetes acabaram se esgotando antes.