Dilma convida Gleisi Hoffmann para o lugar de Palocci Filho, alvo recente da peçonha da senadora petista

Saia nova – O Palácio do Planalto confirmou há instantes que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a nova ministra-chefe da Casa Civil, em substituição ao demissionário Antonio Palocci Filho. Casada com o ministro Paulo Bernardo da Silva, das Comunicações, Gleisi integra o grupo do ex-presidente Luiz Inácio da Silva.

Eleita senadora em 2010, Gleisi Hoffmann assumiu a diretoria financeira da binacional Itaipu por indicação de Lula da Silva. Sem experiência política suficiente para cargo tão importante, Gleisi acabou escolhida porque a presidente Dilma Rousseff preferiu ter na Casa Civil alguém sem muita independência, o que não acontecia em relação a Palocci.

Com a escolha de Gleisi Hoffmann, que ainda não confirmou oficialmente se aceita o convite feito pelo Planalto, o ex-presidente Lula mantém indiretamente a ingerência no governo de sua sucessora, o que reforça ainda mais o seu projeto de disputar a Presidência em 2014.

No momento em que Antonio Palocci tentava se esquivar das acusações, Gleisi, durante reservado encontro político, em Brasília, não perdeu a oportunidade para colocar mais combustível na fogueira que lenta e continuamente torrou as chances do ex-ministro. Na ocasião, Gleisi Hoffmann fazia uma campanha covarde em favor do marido.