Sorridente, nova ministra Gleisi Hoffmann disse que “foi uma pena” a saída de Antonio Palocci

Posse amanhã – A posse da senadora Gleisi Helena Hoffmann, do PT do Paraná,na chefia da Casa Civil da Presidência da República será na quarta-feira (8), às16 horas, logo após um discurso de despedida no plenário do Senado. No rápido comunicado que fez pessoalmente à imprensa, há pouco, Gleisi afirmou que cuidará da gestão da Casa Civil “na área de acompanhamento de projetos”.

Gleisi Hoffmann disse que recebeu “com louvor e orgulho” o convite da presidente. Afirmou que será um “desafio muito grande”. Na entrevista citou palavras elogiosas ao ex-ministro Antonio Palocci Filho. Ela foi a primeira parlamentar do PT a defender a saída de seu companheiro de partido.

Hoje à noite, disse que a saída do ex-ministro é “muito triste”. “É uma pena que o governo perdeu Palocci pela qualidade que tem, que foi muito importante ao projeto de transformação do país”.

Muito sorridente e acompanhada dos senadores Humberto Costa (PE), Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE), a futura ministra reafirmou que atende o perfil técnico, como quer a presidente Dilma Rousseff. Ela respondeu a poucas perguntas dos jornalistas, alegando que teria uma reunião em seguida.

A chegada de Gleisi Hoffmann à Casa Civil tem pelo menos dois indicativos. O ministério será esvaziado politicamente, pois deixará de ser o carro-chefe nas negociações políticas com o Parlamento. Com isso, deverá fortalecer o papel do Ministério de Relações Institucionais, hoje ocupado pelo deputado licenciado Luiz Sérgio. O parlamentar, no entanto, é criticado pelo fraco desempenho na função, mas tem como padrinho o deputado cassado José Dirceu.

Com a licença da senadora paranaense ganha a bancada do PMDB. O primeiro suplente é o advogado Sérgio Souza, filiado ao partido do vice-presidente Michel Temer. Aliás, partiu da vice-presidência a primeira informação de que Gleisi Hoffmann seria a substituta de Antonio Palocci Filho.