Governo detalha Plano de Fronteira no dia em que a PF faz operação contra o tráfico internacional

Quilômetros de sobra – O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (9) o decreto do governo federal que cria o Plano Estratégico de Fronteiras. O objetivo é combater o tráfico e o crime organizado, reforçando a segurança nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras com dez países.

O plano, lançado na quarta-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff, tem a participação dos ministérios da Justiça e da Defesa, com apoio das Forças Armadas, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Força Nacional de Segurança Pública. A área de atuação do plano abrange mais de 2,3 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a 27% do território nacional. As ações vão cobrir os principais pontos da linha de fronteira, cuja extensão é 16.886 quilômetros.

Oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira por agentes da Polícia Federal, durante a Operação Open Air. A finalidade é desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. As ações ocorrem em conjunto com o Ministério Público Federal. Ao todo, os agentes cumprem 16 mandados de prisão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal, sendo nove no Rio de Janeiro, quatro em Florianópolis, dois em Fortaleza e um em São Paulo.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da PF no Rio, o grupo era composto por jovens de classe média que enviavam cocaína para Holanda com a ajuda das chamadas mulas (pessoas que transportam droga em seu corpo, geralmente para outros países). Essas mesmas pessoas, ao retornarem ao Brasil, traziam drogas sintéticas. Entre os detidos está um fornecedor holandês de drogas sintéticas. Com informações da “Agência Brasil”.