Calendário agitado movimenta seleções em três torneios mundiais nos próximos três meses

Começa hoje – Os holofotes estão voltados para os Estados Unidos, onde doze seleções da zona da CONCACAF se enfrentam pelo título da Copa Ouro. O México, principal favorito e eterno rival dos norte-americanos, começou muito bem com goleada sobre El Salvador. O campeão do torneio estará classificado para a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013.

Será conhecido o primeiro campeão mundial do ano nesta quinta-feira (9), quando será realizada a final da Fifa Interactive World Cup 2011 no espetacular cinema Maian Theater, no centro de Los Angeles.

Na semana que vem será dado o pontapé inicial do primeiro torneio oficial da Fifa do ano: a Copa do Mundo Sub-17 do México 2011. Entre os dias 18 de junho e 10 de julho, 24 seleções tentarão conquistar o título. Na última edição do torneio, a campeã foi a Suíça, que desta vez não conseguiu se classificar nas eliminatórias europeias.

Depois do torneio juvenil, a bola continuará a rolar sem pausa. A final da Copa Ouro acontecerá no dia 25 de junho, enquanto no México 2011 estará sendo realizada a disputa das oitavas de final. No dia seguinte, terá início o principal evento futebolístico do ano: a Copa do Mundo Feminina de 2011.

O jogo de abertura entre a anfitriã Alemanha e o Canadá acontecerá diante de quase 80 mil espectadores no Olympiastadion de Berlim. As 16 equipes participantes farão de tudo para levantar o troféu no dia 17 de julho em Frankfurt.

Na América do Sul, na Colômbia, será realizada entre os dias 29 de julho e 20 de agosto a Copa do Mundo Sub-20. O mais importante torneio júnior do planeta já contou com a participação de diversos grandes craques do futebol mundial, como Lionel Messi, Diego Maradona, Sergio Aguero, Seydou Keita e Adriano, todos eles ganhadores do prêmio de craque da competição.