Líder do governo, Vaccarezza falta com a verdade e passeia em Paris às custas da Dassault

Vida mansa – Na última semana, em mais uma exclusividade jornalística, o ucho.info noticiou que um grupo de deputados e senadores passaria a semana do feriado de Corpus Christi em Paris, faltando ao trabalho no Congresso Nacional. A viagem, que se transformou em um milionário trem da alegria, teve como desculpa a exposição conhecida como “Paris Air Show”, que começou nesta segunda-feira (20) no aeroporto de Le Bourget e vai até o próximo domingo, 26 de junho.

As despesas do milionário tour parlamentar ficaram sob a responsabilidade da francesa Dassault, que ainda sonha com a possibilidade de emplacar o supersônico Rafale no programa FX-2, cujo objetivo é a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira.

Líder do governo na Câmara dos Deputados, o petista Cândido Vaccarezza (SP) foi entrevistado pela nossa reportagem na última quarta-feira (15) para falar sobre o convite feito pela Dassault, mas o parlamentar preferiu faltar com a verdade e afirmar que nesta semana viajaria com a família. Perguntado se o destino do convescote familiar seria a capital francesa, Vaccarezza desconversou.

No domingo, o deputado federal Cândido Vaccarezza tentou se explicar ao jornal Correio Braziliense quando perguntado sobre sua ausência no parlamento na semana do feriado. “Como o pessoal do Nordeste avisou que não iria ao Congresso por conta das festas de são-joão nos municípios do interior, as votações importantes ficarão para depois”, disse o petista por telefone, quando se preparava para jantar em um dos muitos restaurantes elegantes de Paris.

Muito estranhamente, o convite feito aos parlamentares brasileiros, inicialmente anunciado como sendo do Senado francês, foi monitorado pelo ministro Nelson Jobim, da Defesa, sem que a presidente Dilma Vana Rousseff tivesse em qualquer momento se manifestado contrariamente ao papel pequeno desempenhado por um de seus auxiliares. A fala da presidente ainda se faz necessária, pois quando um ministro de Estado aceita atuar como lobista de um fornecedor é porque o nível de lama nos subterrâneos do pdoer central é muito maior do que a vã filosofia imagina.

Na lista dos convidados da Dassault estão os deputados Cândido Vacarezza (PT-SP), Hugo Napoleão (DEM-PI), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Carlos Zarattini (PT-SP) e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).