Marisa Serrano assume como conselheira de tribunal e renuncia ao mandato de senadora no mesmo dia

Distância da política – Sem discurso e despedida discreta. Dessa forma a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende deixar o mandato de senadora da República na tarde da próxima segunda-feira (27). Pela manhã já terá assumido a cadeira número sete do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul.

A data da renúncia foi anunciada por ela à reportagem do ucho.info na tarde de segunda-feira (20), logo após ter chegado ao seu gabinete para despachos rotineiros. Marisa Serrano é uma liderança política respeitada no sul-mato-grossense e por isso a opção pelo cargo de conselheira do TCE foi bastante comentada.

A senadora seria a virtual pré-candidata ao governo estadual, ou a um segundo mandato de senadora daqui a três anos. A favor de sua opção por encerrar a carreira política teria agido o governador André Puccinelli (PMDB). Ele teria movido a sua ampla base de deputados estaduais na eleição da semana passada.

Marisa garante que sua decisão foi mais pragmática. Disse que prefere abrir espaço às novas lideranças tucanas. Admite que sua reeleição em 2014 estaria bastante ameaçada com o desejo do governador em concorrer ao Senado. Estaria também prejudicada a possibilidade de concorrer à sucessão de Puccinelli, por conta de um amplo acordo costurado entre o PT e o PMDB para facilitar a pré-candidatura do petista senador Delcídio Amaral.

O que se tem como certo, no entanto, é que a ausência da senadora na campanha eleitoral deverá empobrecer o debate eleitoral. Marisa vai assistir ao embate de camarote, assim como as eleições de 2012, quando serão escolhidos os novos prefeitos.

Marisa Serrano é a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira em 31 anos de existência do TCE. A primeira foi Celina Jallad, que ficou apenas 90 dias no TCE e faleceu em fevereiro.

No lugar de Marisa, assume o empresário dono do frigorífico Independência, Antônio Russo, que esteve ontem no seu futuro gabinete no Senado. Russo, filiado ao antigo PL deverá permanecer no PR, apesar dos apelos PSDB que perde uma cadeira no plenário do Senado. Russo pensa mais em seu projeto político, confidencia uma fonte tucana.