Pamonha, zabumba e forró esvaziam a Câmara dos Deputados, que tenta hoje votar três projetos de consenso

Dilma na dança – Os vice-líderes da base do governo se reúnem no início da tarde desta terça-feira (21) na Liderança do Governo, na Câmara dos Deputados, sem a presença do líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). O parlamentar está curtindo alguns dias de férias depois de embarcar no trem da alegria, que teve como desculpa a exposição “Paris Air Show”, que começou na segunda-feira (20) no aeroporto parisiense de Le Bourget e vai até o próximo domingo (26).

A ideia da reunião é colocar em votação nesta tarde pelo menos três projetos que consolidam as leis das áreas de Saúde, Assistência Social e Previdência. O problema é ter o quorum necessário para aprovar a supressão de dispositivos legais repetitivos, e artigos que ficam relacionados ao próprio texto e não a outra norma, o que dá maior segurança e facilita o cumprimento das leis.

A consolidação mais famosa em vigor é a das Leis do Trabalho, que é quase um código, por incluir diversas normas que não existiam nos vários textos que nela foram sistematizados. A presença mínima é de pelo menos metade mais um (257) dos 513 deputados. A ausência de deputados tem como principal motivo as festas juninas no Brasil, principalmente no Nordeste.

Os líderes partidários pretendem também discutir a pauta de votações do colegiado na Comissão Mista de Orçamento. Na semana passada, segundo a “Agência Câmara”, a reunião ordinária da comissão foi cancelada devido à falta de acordo dos líderes sobre a pauta.

O motivo é a divergência entre o PR e o PSDB sobre a fiscalização das obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O deputado Wellington Roberto (PR-PB) propôs a votação de requerimento de sua autoria que cria um grupo de trabalho para acompanhar e fiscalizar os gastos públicos com os eventos esportivos.

Ao retornarem aos trabalhos na próxima semana, os deputados vão encontrar a pauta trancada por sete medidas provisórias. A primeira votação será dos destaques apresentados pela oposição ao texto da Medida Provisória 527, que trata do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para as obras da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.

No Palácio do Planalto a presidente Dilma também deve entrar no ritmo do forró. Está confirmado pelo Twitter da assessoria do Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo de Pernambuco, a visita da presidente Dilma na quarta-feira (22), no São João de Caruaru. Segundo disse o jornalista Gilberto Prazeres, do “Blog da Folha”, a petista ligou, hoje pela manhã, para o governador Eduardo Campos (PSB) e confirmou presença na festividade.

Ela participará de um jantar oferecido pelo prefeito José Queiroz (PDT), e, na sequência, conhecer o Pátio do Forró, onde acompanhará a festa ao lado de autoridades pernambucanas. Dilma esteve na festa durante a campanha presidencial do ano passado, quando vestiu um chapéu de vaqueiro.