Grupo de hackers assume no Twitter que derrubou, na madrugada, sites do governo brasileiro

Invasão cibernética – Um grupo de hackers autodenominado LulzSecBrazil assumiu na madrugada desta quarta-feira, 21, que tiraram do ar os sites da Presidência da República (www.presidencia.gov.br) e do governo brasileiro (www.brasil.gov.br). O anúncio de que os sites sairiam fora do ar foi anunciado via Twitter pelo grupo por volta da 1 hora da madrugada. Os sites já voltaram ao ar, informou nesta manhã a “Agência Estado”.

O grupo internacional LulzSec (Rindo da Segurança) usou o Twitter para cumprimentar a então representação brasileira pelo feito. “Nossa unidade brasileira está fazendo progresso. Bem feito @LulzSecBrazil, irmãos!”, respondeu o grupo internacional. Até o momento a reportagem da agência não conseguiu entrar em contato com representantes do governo ou da Presidência da República.

O grupo de hackers Annonymous publicou nesta madrugada um vídeo no site YouTube em que junto com os hackers do LulzSec farão uma invasão aos sites governamentais. Na divulgação, eles convidam a todos a participarem da defesa da internet livre e da promoção de ataques virtuais contra os governos corruptos.

“É hora de mostrar a governos corruptos do mundo que eles não têm direito de censurar o que não possui. Não importa a cor da sua pele, origem ou crenças, nós convidamos você a se juntar a nós em nossa luta contra a censura e os governos corruptos”, diz trechos da declaração.

Nota da Presidência da República

“O Serpro (Serviço de Processamento de Dados) detectou nesta madrugada, entre 0h30 e 3h, uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Presidência da República; portal Brasil e Receita Federal. O sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas as ação dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora. O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados.”