Dirigente da FIFA vê críticas se transformarem em profecia depois de dia de caos nos aeroportos

Fiasco confirmado – Pode parecer insistência dos jornalistas do ucho.info, mas as declarações de Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, sobre o caos nos aeroportos brasileiros está se transformando em profecia.

Responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, a Infraero divulgou nesta sexta-feira (24) que até às 14 horas 206 voos foram cancelados, o que representa 14,3% dos 1.441 voos previstos até então. De acordo com a estatal, outros 199 voos sofreram atrasos de mais de uma hora e mais de 40 estavam atrasados até o horário.

Entre os aeroportos que apresentaram maior número de atrasos e cancelamentos estão os de Congonhas e de Cumbica, ambos em São Paulo. Em Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, um terço dos voos previstos foi cancelado (40 dentre os 128 agendados), enquanto outros 40 registraram atrasos. No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, 27 dentre os 117 voos previstos para até as 14 horas foram cancelados. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont teve 14 cancelamentos (15% do total). Também ocorreram problemas nos aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador (BA). Cada um dos aeroportos teve 16 voos cancelados até o início da tarde desta sexta-feira.

Quando criticou a caótica situação dos aeroportos brasileiros, Jérôme Valcke foi chamado de “idiota” pelo fanfarrão e messiânico Luiz Inácio da Silva, que deixou à sua sucessora, a neopetista Dilma Vana Rousseff, um legado que pode ser facilmente chamado de herança maldita.

Preocupada com o que pode acontecer na Copa do Mundo de 2014, a FIFA continua pressionando o governo brasileiro e a CBF, pois as obras específicas para a competição continuam atrasadas. Na última semana terminou o prazo para alterações nos projetos dos estádios das doze cidades que sediarão jogos da Copa. Em algumas delas, como é o caso de São Paulo, o estádio continua no papel.