Com apoio do governo brasileiro, a francesa Christine Lagarde é a nova diretora do FMI

Nota oficial – Pela primeira vez na história, o Fundo Monetário Internacional (FMI) será comandado por uma mulher. Ministra de Finanças da França, Christine Lagarde foi eleita nesta terça-feira (28) como diretora-gerente do órgão.

Lagarde, 55 anos, substituirá o também francês Dominique Strauss-Kahn, que renunciou ao cargo em maio depois de se envolver um escândalo sexual. Ela disputava a vaga com o presidente do Banco Central do México, Agustín Carstens.

Hoje, antes da confirmação da escolha, vários países – entre os quais o Brasil e os Estados Unidos – já haviam anunciado apoio à francesa. Apenas Canadá, Austrália e México apoiaram Carstens.

Em nota divulgada no início da tarde, antes da eleição de Lagarde, o governo brasileiro hipotecou apoio à francesa. “Para a escolha em favor da Sra. Lagarde pesaram não apenas seu currículo e experiência profissional, mas também seu reiterado compromisso com a continuidade do processo de reformas do Fundo, expresso tanto em público como nas conversas com alguns Governadores junto ao FMI.

Entre os aspectos apontados pelo documento distribuído pelo Ministério da Fazenda, está a transferência de quotas em favor dos países emergentes e em desenvolvimento, aumentando seu peso no processo decisório do FMI, em linha com o seu dinamismo na economia mundial.