Previdência Social anuncia para agosto antecipação da primeira parcela do 13º para aposentados

Planos de saúde – O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, confirmou nesta terça-feira (28) a antecipação para agosto do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. “Não haverá problema na antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para agosto.” O adiantamento representa uma injeção de R$ 10 bilhões na economia brasileira.

O governo federal discute a possibilidade de antecipar em um mês a cada ano o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Com isso, no próximo ano, o benefício deverá ser feito em julho e um junho em 2013. “Acho que vai ser possível acelerar para junho [em 2013]. Ainda falta uma reunião com o ministro [Guido] Mantega, da Fazenda. Acredito que não haverá problema”.

Enquanto isso, o valor pago por operadoras de planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento dos segurados em hospitais da rede pública bateu recorde no primeiro semestre deste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os ressarcimentos ao SUS somaram R$ 25 milhões até agora, mais do que o total recebido pelo SUS entre 2008 e 2010.

Os planos de saúde devem ressarcir o SUS sempre que um dos seus clientes é atendido pela rede pública, e não por médicos e hospitais conveniados. Padilha disse que esses pagamentos estavam sendo feitos em ritmo lento. O governo, porém, pretende acelerar as cobranças “Queremos um ressarcimento crescente e, para isso, é fundamental o ajuste de um sistema de informação”, disse Padilha após participar da abertura da 16ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. As informações são da “Agência Brasil”.