Enredo da “Gaviões da Fiel” em 2012, o corintiano Lula já cobiça a prefeitura de SP e mira o Planalto

Missa encomendada – Até bem pouco tempo, homenagens no Brasil eram feitas a mortos, como lembrou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante evento realizado na quinta-feira (30), no Senado Federal, em comemoração aos seus 80 anos.

Desde que começaram a enfrentar dificuldades para entoar seus sambas-enredos, as escolas de samba passaram a busca em destacados personagens do cotidiano a inspiração para levantar a multidão. No último carnaval, em São Paulo, a escola de samba Vai-Vai, cuja quadra fica no folclórico bairro do Bixiga, venceu a disputa momesca com um enredo que homenageou o pianista e maestro João Carlos Martins. Considerando que a memória popular é curta, a opinião pública se deixou levar pela beleza do desfile, deixando passar o fato de que o homenageado foi o pivô do escândalo da Pau Brasil, empresa sediada em Miami, de propriedade de Martins, e que serviu para alguns negócios nada ortodoxos de Paulo Salim Maluf.

Famoso por suas nuances de ditador, dentre elas a de culto à própria personalidade, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva será o tema principal da escola de samba Gaviões da Fiel, que vinculada à torcida organizada homônima que nos estádios empurra o onze corintiano. Nesta sexta-feira (1), dia em que comemora 42 anos, a Gaviões da Fiel anunciou que Lula será o homenageado da agremiação no carnaval de 2012. O título do samba, ainda provisório, é “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”.

Há nessa decisão da Gaviões da Fiel um viés eleitoreiro, que passa obrigatoriamente pela construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, bairro da Zona Leste da capital paulista. De olho na eleição presidencial de 2014, o corintiano Lula – ele é conselheiro vitalício do clube – prepara o terreno para destronar sua sucessora, a companheira (sic) Dilma Rousseff. Se o samba-enredo da Gaviões arrebatar o título de campeão de 2012 no sambódromo paulistano, Lula estará com a eleição garantida.

Antes disso, Luiz Inácio da Silva pode se candidatar à prefeitura da maior e mais rica cidade brasileira, São Paulo, o que o recolocaria na vitrine política nacional. E não é por acaso que a FIFA ainda não decidiu se a capital dos paulistas abrigará o jogo de abertura da Copa de 2014. Quando faltarem alguns poucos dias para o anúncio, Lula pode entrar em cena e decidir em favor da Pauliceia Desvairada.